quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

I SIMPÓSIO DE ESCRAVIDÃO E ABOLICIONISMO NA AMAZÔNIA

O I Simpósio de Escravidão e Abolicionismo na Amazônia visa reunir pesquisadores(as) de todos os níveis acadêmicos envolvidos com a temática que dá nome ao evento, abrangendo discussões sobre diferentes subtemas, recorte espaço-temporais e perspectivas teórico-metodológicas. Organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa da Escravidão e Abolicionismo na Amazônia (GEPEAM), o evento também se configura como espaço de fortalecimento e ampliação do mesmo, cujo membros, nos últimos anos, vêm reforçando a importância da escravidão negra nas mais diferentes espacialidades amazônicas e contribuindo para a percepção e análise dos movimentos e das lutas escravas, das relações que os escravos teciam com seus senhores e com outros segmentos da sociedade, enfim, das especificidades da escravidão na região e das suas ligações sistêmicas.

Vale destacarmos que a guinada historiográfica das décadas de 1980/1990, também influenciou a historiografia regional, dando origem a novas problematizações, debates e trabalhos acadêmicos (entre monografias, artigos, dissertações e teses) sobre diversos subtemas, como a resistência escrava, escravidão urbana, tráfico transatlântico e interprovincial, abolicionismo, entre outros. Ao mesmo tempo, uma série de preceitos e narrativas cristalizadas foram paulatinamente desconstruídas, como as que reproduziam que o vale amazônico seria lócus exclusivo do extrativismo, que a presença do escravo de origem africana teria importância apenas nos espaços onde predominara a plantation, que haveria um vazio africano antes do surgimento da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão e após promulgação da Lei Eusébio de Queirós. Reiterando estas desconstruções, pretendemos, por fim, divulgar as pesquisas mais recentes realizadas por membros do GEPEAM e incentivar a continuidade dos diálogos atuais entre estudantes e profissionais já imersos nesta seara temática ou que nela estão adentrando, ligados ou não ao grupo.


3 comentários:

  1. Boa Tarde meu nome é Rusevelt Silva Santos e em 2017 estive participando desse simposio onde apresentei a História de vida da Mulher negra escravizada Felipa Aranha e empoderamento da Mulher nEGRA E ESTOU PRECISANDO DE UM COMPROVANTE POIS NA ÉPOCA NÃO PEGUEI CERTIFICADO CERTIFICADO

    ResponderExcluir
  2. Prezado Rusevelt, enviamos o certificado para o e-mail profrusevelt@bol.com.br na data de 19 de maio de 2017. Por favor verifique sua caixa de spam, caso não possua mais acesso a esse e-mail, envie sua solicitação de certificado via gepeam.grupo@gmail.com que enviaremos novamente.

    ResponderExcluir